Estação Ribeira de Palheiros (Lourinhã)
Em maio de 2023, juntei-me à REBN com a Estação Ribeira de Palheiros, situada numa aldeia do concelho da Lourinhã.
O meu interesse por borboletas diurnas surgiu no ano de 2020 durante a pandemia. Contudo, em 2023, fiquei a conhecer o mundo fascinante das borboletas noturnas e a diversidade de espécies existentes no nosso território.
Em março, ao iniciar meu trabalho no Dino Parque Lourinhã, conheci o Simão Mateus, responsável pela estação do parque, que me convidou para uma sessão de armadilhagem. Após participar de outra sessão no Planalto das Cesaredas, onde conheci Helder Cardoso da REBN, fiquei com vontade de criar a minha própria estação para descobri as espécies predominantes na aldeia onde vivo há 21 anos.
Inicialmente, utilizei uma armadilha modelo Skinner com uma lâmpada mista de vapor de mercúrio 250 W, emprestada pela estação do Dino Parque. Mais tarde, adquiri a minha própria armadilha Skinner, passando a usar a lâmpada actínica UV de 20 W, e os resultados têm sido surpreendentes.
Apesar de já existirem estações no concelho da Lourinhã, estas diferem significativamente em termos de paisagem, tipos de solo e vegetação. A Estação Ribeira de Palheiros, inserida num quintal com jardim, árvores frutíferas e rodeada de campos agrícolas em terrenos argilosos, possibilita a comparação de espécies entre essas estações, contribuindo assim para a ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade.
Até ao final do mês de novembro, foram contabilizados cerca de 460 indivíduos de aproximadamente 57 espécies, com destaque para as mais regulares, como Athetis hospes, Helicoverpa armigera e um vasto leque de Idaea.
Responsável: Rúben Ferreira
Leucochlaena oditis