top of page
270_3.jpg

Estação Estação Torre-Amares - Braga

1-EBN-20230811-WA0057.jpg
2.jpg
3.jpg

A primeira sessão de armadilhagem luminosa não letal de borboletas noturnas desta estação ocorreu em 8 de agosto de 2023. Finalmente, após longo incentivo por parte do Jorge, amigo de longa data, através deste meio da conservação da Natureza.

Nunca tinha acontecido neste espaço da freguesia de Torre, quase na margem do rio Homem, um trabalho desta natureza, pelo que até se resolveu avisar os vizinhos para não estranharem a luz que se iria acender ao cair da noite durante pouco mais de três horas, na verdade uma lâmpada de vapor de mercúrio suspensa num tripé sobre lençol branco.

Até que enfim havia eletricidade neste terreno comprado há dois anos e meio e um espaço para esticar o lençol na obra da minha futura casa, envolvida em dois hectares e meio de promissor carvalhal galaico-português, a caminho ainda de maior maturidade mas já com grande biodiversidade, e rodeado de outros bosquetes e campos.

Qual seria a primeira mariposa a pousar?

Ora esta! Não tardou a revelar-se: uma Dysgonia algira!

Não foi necessário esperar muito e, a dada altura, até parecia impossível conseguir contar todas as borboletas, já para não falar da identificação de algumas, o que requer o necessário registo fotográfico.

Nem duas horas tinham passado e chega a primeira de duas Euplagia quadripunctaria que pousaram fascinadas pela luz... depois, quase simultaneamente, três Deilephila elpenor, assim como uma branca, de envergadura considerável, que nem sabia que existia (Arctornis l-nigrum). Ainda se juntaram duas Drymonia velitaris, uma Pheosia tremula e um casal de Lithosia quadra num conjunto alado de outras tantas. Ao todo foram mais de meia centena de espécies identificadas por um entusiasmado amigo a quem agradeço imenso este arranque.

Ao longo do tempo, que surpresas não revelará esta estação? É isso mesmo. Fazemos questão de vir a conferir esses factos com a ajuda preciosa da Rede de Estações de Borboletas Noturnas.

4.jpg

Arctornis l-nigrum

Responsável: Ernesto Brochado

bottom of page