Estação dos Moinhos de Jancido- Gondomar
Laothoe populi (Linnaeus, 1758)
Corre o ano de 2023. Todas as margens do Rio Sousa estão ocupadas por espécies invasoras... Todas? Não! Uma mancha de floresta nativa resiste ainda e sempre ao invasor! Encaixados na vertente da margem esquerda do Rio Sousa, os Moinhos de Jancido e o carvalhal envolvente são um pequeno oásis no mosaico urbano e agrícola da região.
Desde 2021 que a APRISOF - Associação de Protecção dos Rios Sousa e Ferreira vem desenvolvendo um esforço de inventariação da biodiversidade na freguesia de Foz do Sousa (em particular na zona dos Moinhos de Jancido), contando com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e do grupo dos Rapazes de Jancido. Tendo já registado mais de 800 espécies de fauna e flora numa área com cerca de 14 ha, inicia-se em 2023 o funcionamento de uma estação de monitorização de borboletas nocturnas, com o objectivo de registar e dar a conhecer as espécies pertencentes a este grupo.
Instalada na encosta sobranceira à cascata Cai-Águas e aos moinhos que a abraçam, esta estação funciona com recurso a uma lâmpada mista de 160 W em lençol branco. Situada numa encruzilhada de diferentes habitats (bosque de carvalho-alvarinho, matos baixos, zonas agrícolas e eucaliptal), pretende captar a diversidade associada a este mosaico de habitats.
A estação funciona uma vez por mês, durante as primeiras 6h após o pôr-do-Sol, e está aberta ao público!
Responsável: Francisco Pereira